A única proposta apresentada, foi aprovada de forma unânime pelos edis.
-Projeto De Lei Nº 161: busca autorização para abertura de Crédito Suplementar.
O objetivo do texto é autorizar a abertura de Crédito Suplementar no valor de R$ 500.000,00 para a dotação em que são empenhadas as despesas da Secretaria de Saúde e Saneamento com serviços de terceiros – pessoa jurídica.
A abertura deste crédito suplementar destina-se a disponibilizar saldo de recursos na dotação acima referida, com a indicação de redução no saldo em dotações orçamentárias da Secretaria de Administração e Finanças (R$ 230.000,00), da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (R$ 150.000,00), além do remanejamento de dotação da própria Secretaria de Saúde e Saneamento (R$ 120.000,00).
Reivindicações apresentadas pelos edis:
-INDICAÇÃO Nº 019: o vereador Leandro Olbermann (PSDB) solicita à Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que faça manutenção nas instalações do Projeto Saber Viver- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Cascata, tendo em vista que há janelas e telas danificadas, bem como, é necessário proceder com pintura do prédio.
-INDICAÇÃO Nº 020: o texto elaborado por João Celso Führ (PDT), pede que, a Administração Municipal, através da Secretaria de Estradas, proceda com a manutenção na estrada do 25 de Julho, mais conhecida como “desvio do pedágio” justificando o péssimo estado de conservação da mesma.
-INDICAÇÃO Nº 021: apresentado por João Celso Führ, o documento reivindica à Administração Municipal que, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, proceda com a manutenção da rua São José, em frente ao Supermercado Languiru, baseando-se nos diversos buracos e ondulações que ali existem, ocasionando em transtornos aos motoristas, mais precisamente em dias chuvosos, onde acaba empossando água.
-PROPOSIÇÃO 009: o Presidente José Carlos Eckert (MDB) sugere à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantação de sistema de serviços on-line que possibilite o cidadão e as empresas, através da internet, emitir certidões imóvel/ ambiental/ geral, AIDOF (autorização para impressão documentos fiscais), consultar e imprimir guias de pagamento de IPTU, ISS, ITBI, taxas, DIM (documento imobiliário municipal), alvarás, consultar débitos em geral, visualizar protocolos e, emissão de Nota Fiscal Eletrônica.
Sabe-se das dificuldades enfrentadas pelos munícipes, que muitas vezes não conseguem vir até a Prefeitura no horário de expediente desta sem ter que faltar ao próprio trabalho. Também as empresas necessitam que funcionários se desloquem até a Prefeitura para solicitar serviços básicos como a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais.
Justifica-se a Proposição com a necessidade de desburocratizar o serviço, e assim proporcionar aos munícipes, maior comodidade e facilidade no acesso aos mesmos e desta forma agilizar os serviços ao contribuinte em geral.
O Presidente destacou a importância em facilitar o acesso da população a estes serviços principalmente pela indisponibilidade de tempo devida a correria do cotidiano sendo que a ação facilitará até mesmo, pessoas que estão em outras cidades.
O texto foi aprovado pelos vereadores de forma unânime.
Data de publicação: 25/07/2019
Créditos: Joseane Scheibel
Créditos das Fotos: Joseane Scheibel