⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Declarou que a maior parte da Educação de Cruzeiro do Sul é paga através do Fundeb- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, que é pago de acordo com o número de alunos de cada turma mas, por algumas possuírem um número muito baixo de integrantes, o valor é insuficiente para suprir o salário do professor. Exemplificou que, em uma turma com cerca de oito alunos, o Fundeb repassa cerca de R$1.000,00 sendo que o custo chega a R$5.000,00 conforme vantagens do profissional tornando-se inviável a manutenção de tais agrupamentos. Citou que haverá aglutinação de turmas nas escolas São Felipe, Passo de Estrela e Adelino Lopes evidenciando que na LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz que o número de alunos por turmas aglutinadas ou com a presença de duas crianças com necessidades especiais são de 25 alunos, fora esta condição, o número passa para 30.
Enfatizou que a ação é imprescindível para a Educação de Cruzeiro do Sul afirmando que terão êxito e, caso seja necessário, rexaminarão a situação convidando todos os pais a fazerem juntos a Educação de Cruzeiro do Sul.
Encerrou sua explanação citando obras atuais e planos futuros, divulgou com satisfação que ao assumir a pasta, há três anos, eram 720 estudantes sendo que atualmente são 1247 alunos matriculados e mais 282 no turno integral afirmando que não há insuficiência de vaga na Educação Infantil e colocou-se à disposição dos vereadores e comunidade para dúvidas e sugestões.
Data de publicação: 27/02/2020
Créditos: Joseane Scheibel
Créditos das Fotos: Joseane Scheibel