⠀⠀⠀⠀⠀
Sobre o pedido de sua autoria para a construção de duas faixas de pedestre elevada na Rua Nicolau Zart, nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael e na Sociedade Recreativa São Rafael, a legisladora expôs que com a pavimentação, os veículos estão transitando com excesso de velocidade. Há uma placa indicando o limite de velocidade permitido, mas a mesma muitas vezes não é respeitada. Marni registrou que sugeriu a faixa elevada por não ser um mecanismo de alto custo e pelo fato do quebra-mola ser uma opção que divide opiniões. Comentou que há uma preocupação grande nesses pontos em razão da grande movimentação de pessoas.
Agradeceu a Administração Municipal pelo início da obra da calçada de passeio na Rua Frederico Germano Haenssgen, solicitação realizada pela colega Daiani Maria e por ela. O início da obra foi viabilizado com recurso enviado através do deputado federal Márcio Biolchi. Externou sua satisfação ao perceber que as necessidades da população estão sendo atendidas mediante pedidos formulados pelos vereadores.
Relatou sua presença, acompanhada pela colega Daiani Maria (MDB) e o prefeito João Dullius, na cerimônia de posse do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para o ano de 2023, o deputado Vilmar Zanchin. Comentou que Zanchin apoiou suas campanhas eleitorais e já destinou recursos para Cruzeiro do Sul. “Certamente sei que desempenhará um excelente trabalho frente à Assembleia Legislativa”, mencionou a vereadora desejando sucesso ao deputado.
Em relação à reunião do Poder Legislativo com a Cooperativa Certel, a legisladora registrou que o encontro foi esclarecedor tranquilizando-a sobre os próximos passos da obra. Estiveram presentes a maioria dos vereadores, Poder Executivo, secretários municipais e alguns moradores da região onde a obra está prevista. Ressaltou que o projeto não está concluído, mas há uma perspectiva de que em 2026, a hidrelétrica poderá estar gerando energia para todo o Vale do Taquari concluindo que não se trata de um empreendimento de Cruzeiro do Sul, e sim, de todo o Vale do Taquari.
Divulgou ainda que a casa de máquinas ficará no lado pertencente à Cruzeiro do Sul, a previsão para o início das obras de construção é janeiro/2024 e o término abril/2026. Quanto à mão de obra e empregos, Marni divulgou que há previsão de que 100 empregos diretos e 150 indiretos serão gerados e que a Loja Certel de Cruzeiro do Sul já está aceitando currículos. Quanto à compra de materiais que serão utilizados, os empreendimentos do Município terão prioridade. Findou sua fala enfatizando que um dos maiores receios era a respeito dos impactos ambientais, destacando que não haverá.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 08/02/2023
Créditos: Joseane Scheibel
Créditos das Fotos: Joseane Scheibel