Entre as campanhas promovidas pela Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul neste mês, maio é marcado por uma luta de grande relevância, a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O assunto é amplamente trabalhado anualmente, em 18 de maio, alusivo ao caso de uma menina de oito anos que, em 18 de maio de 1973, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Criada pela Lei nº 14.432/2022, a campanha, conhecida como Maio Laranja, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infantojuvenil brasileira, enfatizando a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.
DENÚNCIAS
Denúncias podem ser realizadas, por qualquer pessoa, no:
-190 da Polícia Militar;
-197 da Polícia Civil;
- no Conselho Tutelar, presencialmente ou por telefone;
- Disque 100: canal de denúncias oficial do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que pode receber denúncias anônimas de qualquer violação de direitos, incluindo situações que envolva violência sexual contra crianças e adolescentes.
Abuso não é brincadeira! Não se cale! Denuncie!
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 18/05/2023
Créditos: Joseane Scheibel
Créditos das Fotos: Joseane Scheibel