Na noite de ontem, na sede do Poder Legislativo, ocorreu mais uma sessão ordinária do Programa Câmara Mirim, que reúne jovens estudantes com o objetivo de incentivar a participação cidadã e o protagonismo juvenil.
Durante a sessão, os vereadores mirins apresentaram diversos documentos com demandas, sugestões e propostas voltadas à melhoria da infraestrutura, do meio ambiente e dos serviços públicos do município.
A vereadora mirim Isadora Silva da Boit apresentou as seguintes indicações:
* Vistoria do bueiro da Lagoa, na localidade da Maravalha;
* Substituição de bueiros na estrada da localidade de Linha Lotes;
* Retirada ou castração de animais nas localidades de São Miguel, Linha Lotes, Maravalha, Linha Desterro e bairro Zwirtes;
* Estudo de viabilidade para retirada dos entulhos das casas destruídas pela enchente;
* Estudo de viabilidade para implantação de um programa de saúde mental comunitária.
O vereador mirim Nicolas Sehn sugeriu a recolocação dos abrigos nas paradas de ônibus no bairro Glucostark e na Rua General Neto.
A vereadora mirim Larissa Welter indicou a pavimentação dos trechos ainda sem calçamento em Picada Augusta, na zona rural, e sugeriu a implantação de internet pública.
Além disso, Larissa destacou a necessidade de criar uma Unidade Básica de Saúde Móvel, com o objetivo de levar atendimento médico, odontológico e de enfermagem às comunidades do interior, garantindo mais acessibilidade e cuidado à população rural.
A vereadora mirim Isabella Ribeiro dos Santos Rodrigues solicitou que seja estudada a viabilidade de uma nova reunião com o proprietário da empresa responsável pela coleta de lixo nos bairros da cidade.
A vereadora mirim Alice Ihme propôs o estudo de parcerias com empresas e instituições, como o Sebrae, para oferecer cursos de informática à comunidade.
Já a presidente mirim Antônia Isabeli Beuren sugeriu a elaboração de um plano de trabalho que estabeleça regras e orientações às empresas prestadoras de serviços públicos — como água, energia elétrica e internet — quando realizarem atividades no município.
A parlamentar mirim destacou, ainda, a importância de regular os horários de execução dos serviços, emitir avisos prévios à população, realizar a limpeza dos locais após as obras e aplicar fiscalização e multas quando necessário.
As propostas apresentadas reforçam o compromisso e o engajamento dos jovens vereadores com o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul.