O presidente da Casa, o vereador Gustavo Henrique Richter (PSDB), iniciou seu pronunciamento falando a respeito da Indicação onde solicita um abrigo na entrada/saída da EMEF Passo de Estrela. Alegou que em dias chuvosos, os alunos não dispõem de um local apropriado para se abrigarem sendo que, com muita frequência, devido ao horário de trabalho dos pais, as crianças chegam à escola antes da abertura do portão tendo que esperar ao relento.
Em relação às Proposições apresentadas pela vereadora Roselene Marmitt para a construção de estrutura coberta nos pátios dos educandários do bairro Passo de Estrela, Richter recordou que vem buscando essa melhoria desde a gestão passada. Comentou sobre a dificuldade e, por se tratar de educação, julga a ação de extrema importância frisando que as crianças merecem um local adequado.
Registrou que estão enfrentando um sério problema no Município a respeito das placas com denominação de ruas pedindo encarecidamente providências ao setor competente.
Sobre o Projeto de Lei nº 059, que trata da abertura de Crédito Suplementar para pavimentação asfáltica da Rua das Saíras e Rua dos Coqueiros, no Bairro Passo de Estrela, registrou que a emenda é do deputado federal Daniel Trzeciak e agradeceu o apoio. Informou que, segundo o secretário responsável, a obra já está sendo licitada. Quanto à pavimentação na Rua João Schardong, emenda do deputado Lucas Redecker no valor de R$ 480 mil, que também está em processo de licitação, soube recentemente que o Município entrará com uma contrapartida de R$ 50 mil. Considerando o valor do quilômetro de asfalto, Gustavo concluiu que o montante será insuficiente para sanar a necessidade da rua e espera que a Administração repense sobre, já que a maioria dos moradores ficarão sem a pavimentação, considerando que no mínimo, a pavimentação teria que chegar à residência de José Adriano.
Em relação à concessão de uso de área de terreno e um prédio industrial para a empresa Artési Planejados, ressaltou a importância do incentivo dos poderes municipais aos empreendimentos destacando a relevância do retorno que as empresas dão ao Município viabilizando, através dos impostos, investimentos.
Sobre o Projeto de Lei nº 010, que institui o Outubro Rosa e o Novembro Azul no calendário oficial do Município, o presidente frisou a importância da prevenção. Mesmo com a alternativa do exame de sangue para os homens, segundo especialistas, não é o mais indicado para detectar a doença na fase inicial. Fez um apelo à população para que realizem os exames preventivos.
Em relação às estradas municipais, parabenizou o vice-prefeito e sua equipe pelo belo trabalho que estão desempenhando registrando que em algumas comunidades, a recuperação ainda está pendente.
O presidente falou sobre sua preocupação quanto aos pedidos frequentes de redutores de velocidade. Considerou, diante de tantos pedidos de munícipes, um reflexo da falta de respeito dos motoristas.
Em relação à Covid-19, expôs que a eficácia da vacina está comprovada diante da queda no número de casos, óbitos e internações sendo a imunização, peça fundamental para o retorno de todas as atividades.
Quanto à Proposição da colega Maisa para limpeza dos arroios e aplicação do BTI, Richter expôs que é algo que vêm sendo solicitado e merece atenção dos responsáveis apontando o aumento dos borrachudos, causando um grande incômodo para a população.
Em relação ao protocolo entregue recentemente pela comitiva cruzeirense ao secretário Busatto para a ampliação de mais três quilômetros de asfalto na ERS-130, recordou que esteve há alguns meses, juntamente com os colegas Celso dos Santos e Vanessa de Jesus, além do prefeito João Dullius e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Leandro Johner, em reunião em Porto Alegre onde foi prometido que participariam da entrega do documento. Acredita que tenham esquecido do combinado, “infelizmente eu acho que esqueceram de nós, mas tudo bem, independente de quem leve, acho que é importante..”, concluiu Richter.
Convidou os munícipes para o Campeonato Municipal de Bocha que teve início no último dia 09, com 15 equipes, e registrou que no Torneio Regional, Cruzeiro do Sul está sendo representado pelo Tamoio.
Findou sua explanação deixando seus sentimentos à família de Ieda que faleceu em 06 de outubro, vítima de câncer.