STR de Cruzeiro do Sul comemora cinquentenário.
No dia 15 de novembro de 1969 nascia em Cruzeiro do Sul essa importante entidade que exerceu papel fundamental na comunidade. Hinrichsen recordou os presidentes que passaram pela associação e destacou algumas de suas contribuições para a evolução do sindicato.
Entre 1968 e 1969, o sindicato instalou-se no Município desvinculando-se do STR de Lajeado/ RS tendo como primeiro presidente provisório, Abílio Kuhn.
À frente da presidência, Lauro Diel, foi o responsável pela construção da primeira sede e intermediou a entrada de insumos no Município dando ênfase às dificuldades da época.
Em seguida, Abílio Kuhn retornou à liderança conquistando a previdência social para os homens, enfrentou a luta pelo preço do leite e vivenciou a tentativa de confisco por parte do Governo Federal de toda a soja da agricultura familiar havendo intervenção por parte do sindicato.
O comando de Valmor Kronbauer, foi um período de muitas mobilizações em prol da construção da Constituição Federal que alterou a realidade do país.
Na gestão de Ilse Rambo Mallmann, uma das pioneiras no Estado a dirigir um sindicato neste segmento, dedicou-se de maneira intensa na valorização e integração das mulheres para que ocupassem seus espaços no sindicato e comunidades.
Quanto à gestão de Rudimar Müller, seu foco foi direcionado ao crédito rural. A partir deste contexto, buscou-se inúmeros programas em benefício da agricultura familiar.
Marcos encerrou sua exposição compartilhando que atualmente estão vivendo um momento de incerteza pelas tentativas de exclusão do agricultor da previdência social evidenciando que na região, 60% dos pedidos de aposentadoria estão sendo indeferidos o que aumenta a preocupação mas destacou que, perante todos os avanços que obtiveram neste cinquentenário, há muito que ser comemorado agradecendo e reforçando a importância do apoio do Poder Executivo e Legislativo ao movimento sindical.
Data de publicação: 19/11/2019
Créditos: Joseane Scheibel
Créditos das Fotos: Joseane Scheibel