⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Explanou sobre o Conselho Tutelar colocando que o mesmo é um importante instrumento da sociedade em defesa das leis que protegem e amparam a infância e a juventude. Pertencendo ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar tem o objetivo de ajudar a família, a sociedade e o Estado a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, além de garantir que os mesmos não estejam em condições de risco. Dada à importância do órgão, a vereadora considera justa a valorização destes profissionais acrescentando que os membros não podem exercer outra atividade profissional durante o seu mandato e exercem regime de plantão, sendo que hoje, recebem R$ 1018,11- menos que o salário mínimo. Agradeceu aos colegas pela aprovação da proposta e espera que o mais breve possível seja concedido aumento para a categoria. Parabenizou o Conselho Tutelar do Município pelo recebimento de um veículo.
Quanto à reivindicação de reajuste salarial para servidores públicos, Maisa declarou apoio, evidenciando que a inflação está corroendo os salários, “então, nada mais justo que haver reposições”.
Trouxe novamente à Casa, a falta de transporte público no Município. Lamentou que mesmo diante de várias solicitações apresentadas em 2021, a situação persiste. Alegou que um Município com mais de 12 mil habitantes, com uma área territorial de mais de 155 km², emancipada há 58 anos, não pode ficar sem transporte, apontando os inúmeros prejuízos gerados em consequência da situação. Defendeu a ideia de que se não há empresa interessada em realizar o trabalho, que a Administração assuma o transporte já que a Constituição Federal determina que o sistema de transporte coletivo no Brasil é de responsabilidade do Município, cabendo a ele organizar e prestar o serviço de forma direta ou indireta sendo este, um direito social. Acredita que em fevereiro a Administração Municipal resolverá este problema visto que deseja o melhor para os munícipes.
Quanto à RSC-453, apontou a precariedade da rodovia dando destaque às cobranças interruptas por parte da EGR, 24 horas, de segunda a segunda. Considerando que a arrecadação tem por objetivo a manutenção da rodovia, o que não está acontecendo, declarou que, na sua opinião, é necessário abrir a cancela até que a manutenção seja realizada. “Sem manutenção, sem cobrança”, concluiu Maisa.
Comentou sobre a visita a Cruzeiro do Sul do ex-prefeito de Venâncio Aires/RS, Airton Artus, hoje suplente de deputado do PDT. Na oportunidade, Artus apresentou o Projeto de Lei Complementar 040/2021, da bancada do PDT, que está tramitando na Assembleia. De autoria de Artus e Juliana Brizola, o texto cria programa de incentivo aos hospitais filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul, permitindo o repasse de 5% do ICMS devido das empresas aos hospitais. Parabenizou os autores e bancada do PDT pela proposta.
A legisladora concluiu sua fala mencionando o dia 22 de janeiro, data que comemoraram o centenário de Leonel Brizola. Homem com visão, que recebeu o título de Herói da Pátria pelo Congresso Nacional. Maisa expôs que o PDT, fundado por ele em maio de 1980, comemorou o centenário com muita alegria pois “este homem lutou em defesa da democracia e educação do nosso povo”. Mencionou que Brizola deixou sua marca em diferentes gerações recordando o emprego de 36% do Orçamento do Estado em Educação quando governou o Rio Grande do Sul, construiu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e garantiu mais de 500 mil novas matrículas por todo o Estado, entre outros feitos marcantes.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 09/02/2022
Créditos: Joseane Scheibel
Créditos das Fotos: Joseane Scheibel